Oradores










Dr. Luís Rasquilha
Managing Partner/ Senior Vice-President da AYR Consulting, Trends and Innovation (ascienceofthetime. com company). Formação em Empreendedorismo e Gestão da Inovação, Gestão de Empresas, Marketing, Comunicação e Relações Públicas. Professor convidado em diversas Empresas de Formação, Businesses Schools e Universidades, em Portugal, França, Bélgica, Holanda, Brasil, Cabo Verde e Moçambique. Foi Director Geral do Grupo ET IC, Director de Marketing da Multipublicações (Revistas “Marketeer” e “ExecutiveDigest”), bem como exerceu funções como Director de Contas da Ogilvy e da Publicis e de outras Agências de Publicidade Internacionais. Autor e Co-Autor de 12 Livros relacionados com as temáticas de: Marketing, Comunicação, Branding, Tendências e Inovação, bem como Colaborador de Artigos de Opinião em diversas Publicações das suas áreas de especialidade.











Dr. Paulo Correia
Pós-Graduado em Direito Europeu, pela Faculdade de Direito, da Universidade de Lisboa, e Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito, da Universidade Católica Portuguesa. É Docente Universitário, leccionando disciplinas nas áreas dos Contratos e Direito da Internet, nos cursos de Pós- Graduação em e-Business, no IDEFE/ Instituto Superior de Economia e Gestão, e na Pós-Graduação em Marketing Digital, no IPAM, e em Cursos Pós-Estágio, na Ordem dos Advogados. É Advogado desde 1998 e Sócio da CDCA desde 2003, Responsável pelas áreas do Direito dos Contratos, Direito Comercial e Societário. Exerce, ainda, nas áreas do e-Business, Protecção de Dados Pessoais e Propriedade Intelectual. Possui vasta experiência na condução de Processos Negociais, na realização de Auditorias Legais e na definição de Estruturas Societárias. É, frequentemente, Convidado como Orador a participar em Conferências sobre Direito da Internet, Direitos e Responsabilidades de Gerentes e Administradores, Contratos Comerciais, Contratos Informáticos e Contratação Pública.











Dr. João Pinto e Castro 
Doutorado em Marketing com a tese intitulada “Relationship Marketing and Consumer Behavior in Fast-Moving Consumer Goods”. É Director Geral da Ology e Docente ao nível Pós-Graduado, na Universidade Católica, na Universidade do Algarve e no Instituto Superior de Gestão. Anteriormente, foi sucessivamente Técnico do ICEP, Director de Marketing da Portucel Embalagem, Director da OgilvyOne, Director Geral da Interact/ NormaJean, Director Geral da Wunderman e Director Geral da Formedia. Trabalhou para inúmeros Clientes nacionais e estrangeiros, entre os quais Alfa Romeo, AmericanExpress, ANA Aeroportos, Bacardi-Martini, BPI, Caixa Geral de Depósitos, Compal, Compaq, Ericsson, Expo 92 de Sevilha, Ford, Galp Energia, Gillette, Imoleasing, Império, Inapa, Iveco, Land Rover, Luso, Microsoft, Millennium BCP, Montepio Geral, Mundial-Confiança, Ocidental, Parmalat, Portucel, Portugal Telecom, Sagres, TMN, Unilever e Xerox. É Co-Autor de um Manual de Introdução à Análise de Marketing. Tem publicado múltiplos Artigos sobre Estratégia de Marketing e de Comunicação. É Co-Autor do Blogue “Sangue, Suor e Ideias”.











Dr. Rui Pedro Caramez
Doutorado na Área de Comunicação Digital, pela Universidade de Lille (França). Com uma vasta e diversificada experiência académica, actualmente, é Docente Universitário, reunindo presenças internacionais em várias Universidades Europeias. É, ainda, Formador e Consultor Especialista na Área de Marketing Digital e, particularmente, dos recentes fenómenos das Redes Sociais, desenvolvendo o seu amplo percurso profissional por várias organizações e instituições de diversos sectores económicos. Na realidade, nos últimos anos tem sido convidado a participar como Orador em diversos Fóruns Profissionais sobre matérias relacionadas com Marketing Digital, Gestão de Redes Sociais e Desenvolvimento Pessoal. Em 2009, editou um Livro dedicado à grande área das Redes Sociais. O Livro “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online” analisa uma dessas redes sociais de âmbito profissional: o Linkedin. Inclusivamente, assume a responsabilidade de gerir e administrar o website www.linkedportugal.com, que apresenta Artigos e informações relacionadas com o fenómeno das Redes Sociais, com incidência para a rede Linkedin.











Dr. Ângelo Marques 
Licenciado em Relações Públicas e Publicidade, pelo Instituto Superior de Novas Profissões, e Especializado em Escrita Criativa e Psicologia da Criatividade. Desenvolveu o seu percurso profissional nas Áreas de Produção, Análise e Edição de Conteúdos, assumindo responsabilidades como Copywriter/ Analista de Conteúdos, Produtor/ Editor de Conteúdos e Criativo, em diversas Agências de Publicidade: Tinta Invisível, Z. Publicidade, Rasgo Publicidade. Actualmente, é Planeador Estratégico/ Copywriter na WizInteractive, uma Agência de Criatividade Digital, desenvolvendo a sua actividade em soluções de Comunicação e Marketing Interactivo.











Dr. Miguel Coelho
Pós-Graduado em Marketing de Serviços, pelo Instituto Superior de Gestão, Licenciado em Economia, pela Universidade Nova de Lisboa, e com frequência no Programa MBA da Rotterdam School of Management. Foi Business Manager, Director de Marketing e Operações e Director Executivo de várias Empresas Multinacionais, na Área da Consultoria Financeira, de Marketing e de Gestão de Marcas. Desenvolveu o seu percurso profissional em diversas empresas, nomeadamente em Áreas de Marketing Operacional, Marketing Digital, Comunicação de Marketing e Social Media Marketing. Actualmente, é Director Geral da PersonalBrands® Portugal, onde é responsável pelo Desenvolvimento e Implementação de Estratégias de Marketing para Empresas de Serviços, de Alinhamento Interno de Marcas e, também, desenvolvimento da Marca Pessoal de Executivos e Directores. Fundou recentemente uma empresa nas áreas de Social Media Branding e Estratégias para Redes Sociais. É, frequentemente, convidado como Orador em Congressos Profissionais de Marketing e publica regularmente Artigos de Marketing e Marcas, tendo, inclusivamente, uma Coluna de Opinião regular no Jornal Público.