Programa

MÓDULO 1. O MARKETING DIGITAL NO PRESENTE E NO FUTURO: O DIREITO DIGITAL E AS TENDÊNCIAS E EVOLUÇÕES PARA O FUTURO - SOCIAL & ENGAGEMENT.
LISBOA. 23 DE MAIO (1ª CONV.). | LISBOA. 14 DE NOVEMBRO (2ª CONV.)

A. O Mundo Digital - a Actualidade, as Tendências e Evoluções para o Futuro.
1.1. Enquadramento.
. O Mundo Virtual e o Poder dos Media. Comportamento do Consumidor Online; Tendências: identificação e observação.
1.2. O Poder do Social Media.
. Redes, Networks e Engagement; Tendências Emergentes e Dominantes na Web e no Mundo Digital.
1.3. Ferramentas Digitais ao Serviço das Marcas.
. A Estratégia Digital. Plano de Acção. Medição de Eficácia.

B. O Direito Digital – a Actualidade das Normas Legais aplicáveis.
1.4. Os Limites Legais à Publicidade Online.
1.5. O Regime Legal aplicável ao e-Mail Marketing.
. O envio de Publicidade Não Solicitada por e-Mail.
1.6. Bases de Dados.
. Adquirir Bases de Dados. O Enquadramento Legal para os Contratos sobre Bases e Dados. Cuidados a ter na Aquisição de Bases de Dados.
1.7. O Regime de Protecção de Dados Pessoais.
. Recolha, Tratamento e Utilização de Dados Pessoais; As Redes Sociais e a Legislação Portuguesa.

Oradores: Dr. Luís Rasquilha e Dr. Paulo Correia


MÓDULO 2. E-MARKETING E E-COMUNICAÇÃO - AS ESTRATÉGIAS E OS CANAIS DIGITAIS.
LISBOA. 24 DE MAIO (1ª CONV.). | LISBOA. 15 DE NOVEMBRO (2ª CONV.)

2.1. A Nova Economia da Informação.
. Não-rivalidade e Não-excluibilidade. Leis de Moore, Metcalfe, Gilder e Arthur. Estrutura de Custos de Produção e Distribuição. Economia da Atenção. Lock-in e Custos de Mudança de Fornecedor.
2.2. Transformações do Ambiente de Marketing.
. Transformações Sócio-tecnológicas. A Sociedade em Rede. Comunidades de Clientes e Marketing Tribal. O Consumidor Conectado, Activo e Poderoso. O Novo Papel das Marcas.
2.3. Estratégias de Marketing Digital.
. Modelos de Marketing Digital: Sites; Search Marketing; Venda Online; Publicidade Onlinee-Mail; Colaboração com Comunidades; Escuta, Activação e Envolvimento; Processo Estratégico de Marketing Digital: identificação, aproximação, intervenção, aproximação, envolvimento.
2.4. Gestão de e-Marketing e e-Comunicação.
. Impactos da Digitalização no Processo de Compra. Objectivos: vender, servir, poupar, valorizar. Inovação na Pesquisa de Mercados. Conceitos e Práticas da Personalização. Distribuição, Venda e Pricing no Mundo Digital. Comunicação de Marketing Online.

Oradores: Dr. João Pinto Castro


MÓDULO 3. A ESCRITA E OS CONTEÚDOS NO MUNDO VIRTUAL
LISBOA. 25 DE MAIO (1ª CONV.). | LISBOA. 16 DE NOVEMBRO (2ª CONV.)

A. A Escrita Digital.
3.1. A Criatividade aplicada à Escrita.
3.2. A Importância do Título.
. Títulos Eficazes: Técnicas, Truques e Fórmulas.
3.3. Clareza e Legibilidade.
. O Processo de Scanning do Leitor Online. A Hierarquização de Informação. Os Critérios e Técnicas de Edição. Como tirar partido da Formatação. Criação e Utilização de Listas.
3.4. Tom, Estilo e Persuasão na Escrita.
. Voz Activa vs Voz Passiva. Positividade vs Negatividade. Características vs Benefícios. Criação de Hiperligações Eficazes. Despertar Urgência e Acção no Leitor.
3.5. Técnicas e Especificidades dos Meios Digitais.
. Facebook; Twitter; e-Mail Marketing; Google Adwords; Press Releases.
3.6. Recursos e Ferramentas.

B. e-Contents - os Conteúdos no Mundo Virtual.
3.7. A Era do Domínio dos Conteúdos.
. As Dimensões da Web 2.0: Social, Negócio, Tecnológica. A Informação - Interacção, Colaboração, Partilha. A Criação de Valor.
3.8. A Nova Dinâmica da Comunicação Digital.
. O Prosumidor e os Consumer Generated Contents. O Diálogo. Da “Inteligência Individual” à “Inteligência Colectiva”. O Produto, a Experiência, os Seguidores, a Recomendação. Os Novos “4Ps” e os “4Fs”.
3.9. A Distribuição de Conteúdos Online.
. Content Marketing – O que é? Qual o Objectivo? Qual a Estratégia? Tipos de Conteúdos: Websites, Portais e Microsites; Banners; Webcasts/ Podcasts; WhitePapers/ e-Books, Revistas Digitais; e-Newsletters; Blogs; Eventos Virtuais. Canais, Objectivos, Métricas. As Métricas e Indicadores de Sucesso. Casos Práticos.

Oradores: Dr. Ângelo Marques e Dr. Miguel Coelho


MÓDULO 4. AS REDES SOCIAIS, RP 2.0, DIGITAL BRANDING E REPUTAÇÃO ONLINE.
LISBOA. 26 DE MAIO (1ª CONV.). | LISBOA. 17 DE NOVEMBRO (2ª CONV.)

A. As Redes Sociais – o Linkedin e o Facebook aplicado às Empresas.
4.1. Definição e Dimensão da Web 2.0.
4.2. Linkedin 101.
. A Optimização do Perfil no Linkedin. Os Modelos de Comunicação no Linkedin. O Plano de Gestão “Linkedin 60 dias”. O Linkedin e as Empresas. As Métricas e Indicadores de Sucesso. Casos Práticos.
4.3. Facebook 101.
. As Páginas de Fãs & Grupos. A Publicidade no Facebook: CPC&CPM.

B. RP 2.0, Digital Branding e Reputação Online.
4.4. Relações Públicas Online.
. As Áreas de Intervenção. O Novo Modelo de RP 2.0: o Novo Gestor de Comunidades Online. Ferramentas ao Serviço do e-PR.
4.5. Digital Branding.
4.6. Reputação Online.
. Gestão de Crise nas Redes Sociais. Ferramentas de Monitorização e Controlo. Estudo de Casos.

Oradores: Dr. Rui Pedro Camarez


MÓDULO 5. TWITTER MARKETING E AS PLATAFORMAS DE REDE SOCIAL
LISBOA. 27 DE MAIO (1ª CONV.). | LISBOA. 18 DE NOVEMBRO (2ª CONV.)

A. O Twitter e as Empresas.
5.1. O que é o Twitter?
. Enquadramento Geral. Conceito. O Microblogging e a Ligação às Estratégias Empresariais de Marketing Digital. O Twitter na Gestão Operacional de Social Media. Regras Fundamentais de Utilização do Twitter. Criação, Gestão e Retorno Potencial de uma Conta de Twitter. Medição, Monitorização e Feedback de uma Estratégia de Twitter. Ferramentas Profissionais para o Twitter. Casos Práticos.

B. As Plataformas de Rede Social - Construção, Gestão e Monitorização.
5.2. A Criação de uma Rede Social nas Empresas.
. Porquê e em que Casos? Quando o Facebook e o Linkedin já não criam por si só Valor nas Estratégias Empresariais; Dinamização de Comunidades através de Social Media.
5.3. Plataformas de Rede Social.
. A Disponibilidade de Plataformas. Estudo Comparado. Exemplos Práticos. Estratégias para definir os Objectivos de uma Plataforma. ROI de uma Plataforma de Social Media: Resultados Comerciais, Leads, Advertising e Awareness. Ferramentas de Gestão de uma Rede Social Própria: Conteúdos, Comunicação, Relevância, Engagement. Casos Práticos.

Oradores: Dr. Miguel Coelho